destaques

21/01/2016 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG concorre ao prêmio InovaSUS 2015

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) concorre ao Prêmio InovaSUS 2015, organizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em reconhecimento aos projetos e experiências inovadoras na gestão do trabalho e da educação na saúde no âmbito do SUS. Os projetos “Potencialidades e desafios da preceptoria no Hospital Sofia Feldman” e “Capacitação Pedagógica: proposta de Educação Permanente em Saúde na ESP-MG”, selecionados na modalidade Educação Permanente em Saúde para o SUS, estão em fase de avaliação pelos pares da organização. O edital atual fomenta a integração ensino-serviço- comunidade e a educação permanente e a gestão no trabalho, como estratégia de qualificação e formação dos trabalhadores do SUS.

A superintendente de Educação da ESP-MG, Ludmila Brito, observa que o prêmio promove o compartilhamento de experiências e aposta na educação permanente em saúde no SUS. “Os dois projetos da Escola que estão concorrendo têm caráter inovador e são únicos em suas peculiaridades. Tudo isso graças às equipes, ambas de caráter multidisciplinar e multisetorial que estiveram e ainda estão intensamente envolvidas e comprometidas com a qualidade do desenvolvimento das ações, em todos os sentidos”, explicou.

Ações

A ação “Trabalho e Educação em Saúde: potencialidades e desafios para a preceptoria no Hospital Sofia Feldman” foi uma parceria com o hospital filantrópico, que capacitou as trabalhadoras do SUS envolvidas nos processos de preceptoria, por meio da reflexão sobre o processo de trabalho dos atores envolvidos, com base nos conceitos a Educação Permanente em Saúde (EPS).

Já a Capacitação Pedagógica contou com os trabalhadores e trabalhadoras de todas as áreas da ESP-MG, com o objetivo de construir coletivamente uma nova forma de concepção da instituição, viva, atuante e protagonista das novas demandas para o Sistema Estadual de Saúde de Minas Gerais, utilizando as ferramentas da EPS como estímulo para os servidores buscarem mais diálogo entre as áreas e mais resolutividade nos projetos da instituição.

O resultado final será divulgado no dia 4/3/2016 e a premiação será em Brasília/DF.

Mais sobre o InovaSUS 

Saiba mais sobre os projetos

 

Comentar