destaques

12/05/2016 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG e CES-MG debatem qualificação dos conselheiros de saúde

A Escola de Saúde Pública do Estado Minas Gerais (ESP-MG) e o Conselho de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) realizam mapeamento das necessidades de qualificação dos conselheiros municipais de saúde do estado. Trata-se da primeira turma da atividade Diagnóstico para o Curso de Qualificação dos Conselhos Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais, iniciada nesta quarta-feira (11/5), na sede da escola.

Presente ao evento, o vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva, ressaltou que o grupo ajudará a elaborar o material para capacitação dos conselheiros municipais de saúde. “Nós buscamos conduzir uma capacitação que realmente venha a formar os conselheiros para que eles possam estar embasados, por isso é importante essa heterogeneidade da turma, de várias regiões do estado, de vários perfis, que representem as demandas como um todo”, descreveu. A proposta é inovadora, assinalou a diretora da ESP-MG e representante da Região Sudeste na RET-SUS, Roseni Sena. “Essa iniciativa nos tira do lugar comum, de não continuarmos fazendo o mesmo. Estamos buscando a subjetividade das pessoas, para chegarmos de forma eficiente ao nosso público”, destacou.

Essa primeira turma segue com encontros até amanhã, sexta-feira (13/5), na ESP-MG, e as reflexões serão mediadas por servidores — que são, também, docentes — de diversos núcleos da instituição, para fomentar as reais necessidades de formação dos conselheiros de saúde.

Comentar