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30/03/2017 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG e ESP-CE têm cursos acreditados por comitê de especialistas

O Curso de Especialização em Vigilância Sanitária da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e a Especialização Lato Sensu em Saúde Pública da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) receberam oficialmente a acreditação pedagógica. Realizada pelo Comitê de Experts da Agência de Acreditação Pedagógica — fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), cuja Secretaria Técnica Executiva está na Ensp —, a acreditação pedagógica busca estabelecer o controle e a garantia das competências educacionais.

Para homologar o título, a ESP-CE elaborou um Plano de Melhoria da Qualidade, a fim de orientar o aperfeiçoamento da qualidade educacional e pedagógica do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária. Segundo Tereza Costa, coordenadora da pós-graduação, as ações propostas pelo plano foram implementadas por conta da realização da oitava turma da proposta, que teve início em novembro de 2015, com conclusão das atividades em maio de 2017. “Os resultados obtidos serão avaliados e subsidiarão a realização da próxima turma”, revelou Tereza.

Curso mais tradicional da ESP-MG, a Especialização Lato Sensu em Saúde Pública, por sua vez, recebeu a acreditação pedagógica por atender a requisitos previamente definidos pelo Comitê de Experts e pelo fato de a instituição mostrar ser competente para realizar a ação educacional de grande importância para qualificação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de acreditação do curso contou com o envolvimento de diversos trabalhadores da ESP-MG, que buscaram traçar uma imagem-objetivo da proposta, ou seja, uma visão do ideal a ser alcançado. A acreditação da especialização, de acordo com a instituição, possibilitará uma análise das dimensões gerencial, pedagógica e de infraestrutura dos demais cursos de pós-graduação.

A atual edição deste curso, que tem uma oferta contínua desde 2012, iniciou em agosto de 2016, em parceria com a RedEscola. O processo já possibilitou mudanças na reformulação do currículo da turma que está em andamento. “Como parte dos processos de avaliação contínua, temos o desafio de elaborar o Plano de Melhoria da Qualidade, partindo dos aspectos expressos no parecer da comissão avaliadora. A acreditação expressa o compromisso da ESP-MG com a melhoria contínua da qualidade dos processos formativos em Saúde Coletiva”, observou a coordenadora do curso, Thaís Lacerda.

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