destaques

16/03/2012 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG inicia curso de complementação para auxiliares de Enfermagem

No dia 12 de março, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) sediou a aula inaugural do Curso de Complementação da Qualificação do Auxiliar de Enfermagem para Habilitação em Técnico. A primeira turma deste curso é formada por profissionais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em atenção à necessidade de capacitação dos profissionais que atuam na área.

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Fhemig, Flávia Queiroz Lima, a qualificação dos profissionais de Enfermagem, habilitando-os para atuarem como técnicos, é um movimento mundial, e o sistema de saúde de Minas Gerais segue nessa direção. “Existe uma tendência em fazer do enfermeiro um profissional capaz de atender todas as demandas do paciente e de proporcionar um atendimento mais integral”, observa.

De acordo com o diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça, os profissionais de Enfermagem representam grande porcentagem dos trabalhadores da área da Saúde. “Dentro desse contexto, é de fundamental importância investir na qualificação deles, como forma de melhorar os serviços prestados à população”, destaca.

Realizado com investimentos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), o curso de complementação para a Fhemig abordará conteúdos como assistência de enfermagem em urgência e emergência, processo de trabalho de enfermagem e biossegurança, as políticas de saúde do SUS e a atuação do técnico em Enfermagem na assistência a pacientes graves etc. Essas temáticas não fazem parte do currículo dos cursos de auxiliar de Enfermagem, sendo um diferencial na formação dos profissionais da área.

Comentar