destaques

11/06/2014 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG lança livro baseado em oficina popular

Cuidados em Saúde Mental: diálogos entre o MST e o SUS deu título ao livro lançado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em 4 de junho, na sede da instituição. A publicação resultou da Oficina de Educação Popular em Saúde Mental para populações assentadas e acampadas em projetos de reforma agrária de Minas Gerais, iniciada em 2012, a partir de parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Conseguimos mobilizar mais de 30 municípios e 140 pessoas nesse trabalho. É uma honra estarmos aqui para o lançamento de uma produção coletiva que envolveu trabalhadores do campo e a escola”, observou a diretora nacional do MST, Vânia Maria de Oliveira. “A construção de material pedagógico voltado para as práticas de saúde nos assentamentos e acampamentos é uma demanda antiga do setor Saúde do MST e que foi apresentada à ESP-MG no momento de planejamento da ação educacional”, recordou a referência técnica da escola na Oficina, Bianca Ruckert.

Segundo Bianca, o caderno traz as discussões promovidas na oficina por meio de estórias contadas por três personagens. “Eles falam sobre as experiências trocadas e as práticas propostas para o cuidado em Saúde Mental das populações assentadas e acampadas do MST”, contou. A publicação apresenta, também, algumas receitas utilizadas por lideranças de saúde do MST nos assentamentos e acampamentos e informações sobre a atenção em saúde mental nas redes do SUS. “A publicação trata dos temas da aproximação e diálogo entre trabalhadores do MST, do SUS, gestores e educadores, da construção de saberes e práticas de cuidado em campo da saúde mental, estruturados a partir dos princípios e valores de saúde do MST, da pedagogia do movimento, da Reforma Psiquiátrica brasileira e da política de redução de danos”, enumerou.

O livro é de autoria de Ana Regina Machado, Anna Laura de Almeira, Bianca Ruckert, Marcelo Arinos Drummond Júnior e do Coletivo de Saúde do MST/Vale do Rio Doce, tendo o apoio pedagógico de Anna Laura de Almeida, Ruana Priscila da Silva Brito e Ramon Vieira de Oliveira.

Comentar