As ações educativas da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) foram apresentadas no 3º Encontro Estadual de Saúde, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), durante os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Expominas, em Belo Horizonte. O encontro, que é realizado a cada quatro anos, tem o objetivo de acolher os novos gestores e técnicos de saúde dos 853 municípios do estado, bem como promover palestras e debates referentes às políticas públicas de saúde e intersetoriais desenvolvidas pelo governo de Minas, além das experiências de municípios, consórcios e hospitais. “Recebemos aproximadamente 300 pessoas em nosso estande, somente na manhã do primeiro dia. Foi muito grande a procura dos secretários municipais de Saúde, prefeitos e servidores da saúde por informações das ações desenvolvidas pela escola”, informou o diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira. Ele ressaltou que as ações educacionais da escola está presente em mais de 50% dos municípios mineiros.
Dayse Carvalho Ornelas, secretaria municipal de Saúde de Riachinho, pertencente à regional de Saúde de Unaí, na região Noroeste de Minas, foi uma das que visitou o estande da escola no evento. “O encontro foi muito importante, principalmente para quem é gestor pela primeira vez, pois nos proporcionou maior embasamento para atuar na gestão de saúde municipal, e a visita ao estande da ESP-MG foi uma ótima oportunidade tanto para os gestores quanto para os profissionais técnicos da saúde”, opinou.
O mesmo avaliou Nádia Bonfilho Lima, secretária municipal de Saúde de Poço Fundo. Ex-aluna da ESP-MG na área de Enfermagem, ela destacou o material disponibilizado pela ESP-MG no encontro. “Foi muito proveitoso, instrutivo e trouxe muitas informações. Esse material vai me auxiliar a entender como funcionam os projetos e programas educacionais da escola”, concluiu.
Comentar