destaques

01/06/2017 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG promove curso para a qualificação do controle Social no SUS

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e o Conselho Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais (CES-MG) lançaram, no dia 24 de maio, o Curso de Qualificação de Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde, no Auditório do Centro Mineiro de Referência da Juventude de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG). O evento contou com a presença do vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva, do chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Lisandro de Almeida Lima, da Subsecretaria de Participação Social da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social e Cidadania (SEDPAC), Ana Amélia Penido, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH), de Bruno Abreu Gomes.

Superintendente da ESP-MG, Fernanda Maciel saudou os 137 conselheiros municipais de saúde vindos de 47 municípios mineiros, reafirmando a missão da escola de disseminar conhecimento entre usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Um processo de qualificação é sempre um momento de esperança e é com esse olhar que a ESP-MG se assume sempre que iniciamos um novo processo educativo”, disse.

Representando o segmento de usuários do SUS, a professora aposentada Sirlene Souza é conselheira de saúde do município de Bom Despacho (Oeste de Minas) há quatro anos e, para ela, o que falta é informação confiável. “Nós conselheiros temos muitas dúvidas em relação aos limites da nossa atuação. Algumas questões não dependem nem de verba, mas sim de direcionamento. A população está desacreditada, precisamos correr atrás. Por isso, quanto mais nos informamos, mais lutamos”, afirmou.

Márcio Almeida do Amaral, da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) salientou a importância da iniciativa que promove mais acesso à informação. “Muitos, às vezes, não sabem selecionar a informação realmente relevante. Quando a Escola e o CES-MG promovem um curso de capacitação, eles cumprem seu papel de contribuição para cidadania”, acrescentou.

 

O curso

Com carga horária de 40 horas e coordenado pelos trabalhadores da ESP-MG, a atividade foi norteada por uma turma de diagnóstico formada por conselheiros municipais de saúde de todas as regiões de Minas Gerais, em 2015. Baseado neste estudo elaborou-se o material didático. Ao todo, 3.412 vagas serão ofertadas para atender os 853 municípios mineiros. Cada município irá indicar quatro conselheiros, cumprindo a obrigatoriedade da paridade de gênero e segmento — a indicação deve acontecer em plenária do conselho municipal. Para tanto, foram escolhidos 18 municípios sedes em locais estratégicos. A previsão é que o curso aconteça no segundo semestre de 2017. O material didático será disponibilizado no site do CES-MG.

Comentar