destaques

10/03/2016 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG protagoniza debate em torno do olhar preconceituoso sobre a mulher

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu a palestra Mídia e olhares sobre mulheres, conduzida pela professora Tatiana Carvalho Costa. Segundo a palestrante, que observa um discurso e uma narrativa machistas e preconceituosos no cinema, na televisão e na publicidade, o que predomina nesses cenários é o olhar masculino, tendo a mulher sempre como objeto e nunca como protagonista. “A violência de gênero e contra os corpos femininos estão presentes desde a mitologia, servindo apenas para vender produtos, seja na indústria de alimentos, bebidas, automóveis, esportes e cosméticos”, advertiu.

Tatiana destacou as questões da desigualdade de papéis na sociedade e as relações de poder hierarquizadas entre homens e mulheres, sendo a mulher uma “imagem” e o homem o “dono do olhar”. “Essa realidade precisa ser mudada e a nova geração de mulheres tem essa consciência”, ponderou.

O mês de março segue, na ESP-MG, com várias atividades em homenagem às mulheres, como Dia da Beleza, sessão pipoca, almoço especial para as trabalhadoras e a palestra Prostituição, gênero e sexualidade.

Comentar