destaques

01/06/2017 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG realiza ação educativa com foco na saúde mental de crianças e adolescentes

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizou, em 24 de maio, a primeira aula da Ação Educativa: o cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes, sob o tema Política de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.

Até setembro deste ano, a ação educacional irá promover a discussão dos princípios históricos da representação social da infância, o surgimento das políticas públicas de saúde infanto-juvenil no Brasil e, ainda, alguns desafios clínicos. Segundo Marilene Barros de Melo, superintendente da instituição, a proposta é essencial, tendo em vista que o momento se torna um campo fértil para a consolidação do campo da saúde mental de crianças e adolescentes e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fruto exitoso

A ação foi proposta do 2º Encontro Mineiro de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, realizado em 2016 pela SES-MG, que fomentou discussões para o fortalecimento da Política de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes no estado de Minas Gerais, e conta com o apoio do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (CONSEMS-MG).

A atividade contou com a participação de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), profissionais da educação, conselhos de direitos, conselhos tutelares e representantes das medidas socioeducativas. Serão realizados cinco encontros mensais até setembro deste ano, pautando temas como acolhimento à crise, o cuidado na atenção primária à saúde, a abordagem referente ao uso de drogas por crianças e adolescentes e a reinserção psicossocial. A próxima aula está prevista para o dia 21 de junho, sob o tema Acolhimento à crise.          

Comentar