destaques

01/02/2017 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-MG visita exposição Sentidos do Nascer

Trabalhadores da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) visitaram, no dia 21 de janeiro, a exposição Sentidos do Nascer, instalada no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte.  A exposição propõe pensar a cultura do nascimento no Brasil, especialmente em relação à cesariana. Isso porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cesariana seja necessária para até 15% dos nascimentos. Atualmente no Brasil, porém, 56,7% dos bebês nascem por meio deste procedimento cirúrgico, sendo 40% na rede pública e 84% na rede particular.

Sônia Lansky, curadora e coordenadora geral da exposição, ressalta que o que era uma exceção virou regra. “A cesariana serve para salvar vidas quando uma situação adversa impede o parto normal, mas ganhou status de modernidade e segurança”, advertiu, acrescentando que a exposição resgata a necessidade de se reduzir o índice de cesariana e a mortalidade materna, além de proteger a infância, o desenvolvimento infantil pleno e o aleitamento materno.

A diretora-geral da ESP-MG, Cida Veloso, que atuou por 17 anos como enfermeira assistencial na área de neonatologia na Maternidade Odete Valadares, elogiou a iniciativa. “Este tema já está sendo objeto de trabalho na escola e a exposição, sem dúvidas, tem a capacidade de aflorar a sensibilidade dos servidores que vão trabalhar essa temática com os trabalhadores do SUS”, enalteceu.

Vivência

Ao entrar na exposição Sentidos do Nascer, todos os visitantes poderão se ver grávidos na tela de um projetor,  dando início a experiência lúdica até o nascimento do bebê. No segundo módulo da exposição, as “novas mães” se observam atacadas pelo mercado do nascimento. Utilizando de bastante ironia, uma vendedora oferece uma infinidade de ofertas e promoções de produtos cosméticos, que fortalecem a cultura do consumo. Há, também, o momento em que o visitante, no papel de futura mãe, se depara com opiniões diversas de conhecidos, amigos e família. Por fim, o visitante tem a oportunidade de passar pela simulação de um canal do parto, experimentando o nascimento. A exposição Sentidos do Nascer ficará aberta até dia 5 de fevereiro de 2017. Mais informações em www.sentidosdonascer.org.br

Comentar