destaques

01/01/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Estudo da ETSUS Brasília marca o I Encontro de Multiplicadores em Saúde Bucal

Estudo da ETSUS Brasília marca o I Encontro de Multiplicadores em Saúde Bucal

Através de trabalhos de campo, alunos do curso técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde de Brasília estão desenvolvendo um levantamento das necessidades odontológicas em asilos, creches, escolas e hospitais da região.  Em agosto, 28 alunos da disciplina ‘Promoção e Educação para Saúde Bucal’ dividiram-se em pequenos grupos e visitaram oito instituições, dentre elas o Hospital de Apoio (HA) da Secretaria de Estadual de Saúde do Distrito Federal, referência no atendimento de crianças portadoras de leucemia e outras patologias sangüíneas.

“Partindo de uma base teórica, os alunos fazem a avaliação, organizam e elaboram o material didático que vai atender a uma oficina de capacitação de multiplicadores, com a responsabilidade de passar orientações sobre saúde bucal em atividades como peças de teatro, palestras ou rodas de conversa. No HA, até mães de pacientes estão sendo preparadas para atuarem como agentes multiplicadores”, explica Fernanda Moura, coordenadora da disciplina ‘Promoção e Educação para Saúde Bucal’.

Segundo ela, o trabalho foi tão bem aceito pelos profissionais e usuários de saúde que foi registrado como ‘I Encontro de Multiplicadores em Saúde Bucal no HA', com a fixação de uma placa comemorativa na Unidade de Odontologia do hospital. O evento aconteceu em 31 de agosto, com a presença do diretor do HA, Cid Luiz Vale, da diretora da ETESB, Asenath Farinasso, da diretora-executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Rosângela Watanabe, além de servidores e pacientes do hospital. Os resultados do estudo, que é o projeto final da disciplina, foram apresentados em um pôster no ‘III Seminário de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do DF’, que aconteceu de 22 a 24 de novembro.

Comentar