destaques

01/10/2007 Versão para impressãoEnviar por email

ETIS realiza seminário sobre curso de ACS

A Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS/RJ)  organizou, no dia 14 de agosto, o II Seminário Estadual do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde do Rio de Janeiro. O objetivo do evento, do qual participaram cerca de 400 pessoas, foi avaliar a formação dos ACS e a implantação dos princípios e diretrizes do SUS nos municípios onde aconteceram as aulas.

Eula Mirtes, coordenadora geral do ACS na ETSUS, deu início ao seminário com a apresentação do curso. Em seguida, Tereza Ramos, presidente da Confederação Nacional dos ACS, palestrou sobre as possibilidades e os limites da formação dos agentes no Brasil. Depois, cinco grupos de alunos, de turmas de municípios diferentes, apresentaram seus trabalhos, abordando temas variados, como alcoolismo, violência doméstica e dengue.

Segundo Eula, o encontro para avaliar o curso foi muito elogiado pelos coordenadores, instrutores e alunos, que se envolveram bastante. “Os resultados foram muito positivos. Contamos com a participação não só dos municípios atendidos pelo projeto, mas também de outros onde ainda não foram abertas turmas”, diz. Até hoje, já foram formados pela ETSUS 5.447 ACS, de 72 municípios. Além disso, estão em sala de aula, em 43 municípios, mais 2.173 alunos.

Comentar