destaques

15/06/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Etsal capacita enfermeiros em municípios alagoanos

A Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), unidade de ensino da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), presente em todo o território alagoano, promove a Atualização em Sala de Vacinas. A proposta acontece em 102 municípios, por meio da qual serão capacitados, até o fim do ano, 900 enfermeiros. 

Esses profissionais atuarão como multiplicadores junto à equipe de técnicos em enfermagem de suas cidades, com foco nos novos referenciais de vacinação de crianças, adultos e idosos. “É uma capacitação de cinco semanas, que trata de todo o ciclo de cuidados em sala de vacina, incluindo a chegada da vacina na unidade de saúde, a importância da conservação na temperatura adequada e as medidas de biossegurança”, revela a diretora da Etsal, Janaína Andrade Duarte.

Para participar do curso, os enfermeiros devem ser servidores da saúde no município e ter efetuado credenciamento para um banco de dados aberto pela Uncisal. Coordenadora regional da atualização, Ivani de Holanda Torres conta que, após o credenciamento, um grupo de professores da escola levanta o perfil profissional e solicita a presença para duas capacitações, uma pedagógica e uma específica em sala de vacina. “Em seguida, essas pessoas são preparadas para serem multiplicadores em seus municípios”, acrescenta Ivani.

Ainda, segundo ela, há uma demanda enviada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Consems) de mais capacitações, além das 30 turmas já contempladas. “Os recursos são do Ministério da Saúde, mas há, também, parcerias com o estado e os municípios atendidos. Neste caso, o MS entra com o recurso financeiro para pagar os professores e seguro dos alunos, o estado, com a liberação do profissional e fornecimento do transporte e os municípios liberam seus profissionais naquele dia dos trabalhos e nos oferecem um local ideal para as aulas”, detalha Ivani.

Comentar