destaques

06/07/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Etsal inicia qualificação de agentes de combate a endemias

As aulas da primeira etapa formativa do curso técnico em agentes de combate a endemias da Escola Técnica de Saúde Valéria Hora (ETSAL), em Maceió (AL), tiveram início no dia 1º de julho. Segundo a coordenadora geral do curso, Linda Pereira de Brito, a formação qualificará 1.980 agentes que atuam diretamente com o controle de endemias, de 102 municípios alagoanos. O curso, com 400 horas de aula e duração de seis meses, soma 55 turmas, sediadas em cidades-polo — cada turma com até 36 alunos.

Segundo Linda, a proposta é desenvolver uma visão integral da saúde dos indivíduos e das comunidades, fortalecendo as ações da vigilância em saúde e da atenção primária à saúde, por meio de planejamento e organização do serviço de controle de endemias.

A formação conta com recursos do Ministério da Saúde e tem a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (Cosems). Um primeiro grupo de 14 turmas já deu início ao processo, abarcando 19 municípios — sendo 13 polos e 5 satélites. As cidades contempladas são: Teotonio Vilela; Campo Alegre; Anadia (com Boca da Mata); São Miguel dos Campos; Maceió (com duas turmas); Craíbas; Palmeira dos Índios (com Estrela de Alagoas); São Sebastião; Matriz de Camaragibe (com Porto Calvo); Maragogi (com Japaratinga); Piaçabuçu (com Feliz Deserto); Marechal Deodoro; e Jequiá da Praia (com Roteiro).

Comentar