destaques

27/03/2014 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Acre é parceira do Projeto Caminhos do Cuidado

A Escola Técnica do SUS (ETSUS) no Acre, vinculada ao Instituto Dom Moacyr (IDM), iniciou este ano, no estado, o Projeto Caminhos do Cuidado, voltado para a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica e da Estratégica Saúde da Família (ESF). Em articulação com as instituições do sistema de saúde protagonistas da formação desses trabalhadores, entre elas as escolas técnicas do SUS, centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública, o projeto tem como meta capacitar 290.760 mil profissionais de saúde até o fim deste ano de 2014, em todo o país. O Acre, por meio da ETSUS, foi um dos primeiros estados da Região Norte a receber o Caminhos do Cuidado, cujo objetivo é melhorar a atenção à saúde dos usuários de drogas e de seus familiares.

Os municípios de Porto Acre e Sena Madureira já foram contemplados com a formação. Ao todo, 450 profissionais de saúde foram capacitados no estado e 160 estão em curso. Em abril, a previsão é capacitar mais 120 trabalhadores, seguindo para a regional do Juruá.

Caminhos do Cuidado é coordenado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS).

Comentar