destaques

21/08/2014 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Acre forma aconselhadores de dependência química

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), vinculada ao Instituto Dom Moacyr (IDM), realiza o curso de Aconselhadores de Dependência Química em Rio Branco. A iniciativa, que deverá ser concluída no dia 26 de agosto, conta com o apoio dos governos federal e estadual, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação, buscando capacitar pessoas que já atuam ou desejam atuar na reabilitação de dependentes químicos.

Aluno do curso e voluntário em uma instituição que cuida de adolescentes infratores, em Rio Branco, Jerry Lemos elogia a iniciativa, revelando que há carência de capacitação nessa área. “As práticas que tínhamos já estavam ultrapassadas. O curso está sendo de grande importância”, resumiu. Na avaliação da aluna Pâmela França, voluntária em um abrigo de adolescentes, o curso contribui no cuidado com o dependente químico ao apresentar diversas técnicas de abordagem. “A formação tem sido de extrema relevância para cuidar de pessoas fragilizadas pelo uso de entorpecentes”, disse.

Diante do êxito da experiência, o IDM pretende pactuar novas turmas dessa formação. “São ações complementares que visam possibilitar o retorno ao convívio social dos que se encontram excluídos da sociedade e a recuperação da sua autoestima, sob a perspectiva de reinserção no mercado de trabalho”, destacou a diretora-presidente do instituito, Rita Paro.

Comentar