destaques

17/04/2014 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Acre forma profissionais no Projeto Caminhos do Cuidado

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), vinculada ao Instituto Dom Moacyr (IDM), apresentou em reunião promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Rio Branco (AC), em abril, os primeiros resultados do projeto Caminhos do Cuidado, para a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica e da Estratégica Saúde da Família (ESF). Mais de 500 agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem do estado já foram formados pela escola nesta iniciativa, cuja coordenação geral é do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), por meio de convênio com o Ministério da Saúde.

Os profissionais capacitados são oriundos dos municípios de Rio Branco, Brasileia Epitaciolândia e Xapuri. Em processo de formação, estão Plácido de Castro, Sena Madureira, Porto Acre, Capixaba e Acrelândia. Em maio, a formação chega a Juruá e Tarauacá-Envira. Seguindo orientação do projeto, os agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem participam de uma capacitação de 60 horas — 40 horas presenciais e 20 horas de dispersão — em seus próprios territórios.

Amanda Caroline Amorim, tutora do projeto no Acre, observa que o trabalho traz resultados exitosos ao permitir a participação da família, da comunidade e dos profissionais em saúde. Para Gleiciane de Oliveira, agente comunitária de saúde, que atende famílias em cinco seringais no interior de Xapuri, a formação foi muito importante. “Nós não sabíamos como lidar com esse assunto”, reconheceu. Segundo ela, nos seringais, muitas pessoas são dependentes do álcool e sofrem preconceito dos familiares. “A partir da formação, já mudamos a abordagem”, revelou.

 

 

Comentar