destaques

17/09/2007 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Amapá oferece seu primeiro curso

Turma de ACS em MacapáNo dia 25 de junho, o Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza (AP) deu início às suas atividades, antes mesmo da inauguração da sede, prevista ainda para este ano. O primeiro curso oferecido é o módulo inicial do Técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS), em andamento nos municípios de Macapá, com 300 alunos, e Santana, com 90.

As aulas são divididas em momentos de concentração e de dispersão, com o objetivo de articular ensino teórico e trabalho prático. “Na concentração, são utilizadas estratégias que envolvem diálogo, exposição, estudo de caso, problematização da realidade do serviço e planejamento de ações para melhorá-la. Na dispersão, o aluno trabalha a prática a partir do conhecimento teórico adquirido, possibilitando a sua intervenção nos problemas de saúde evidenciados, o que será registrado e servirá de subsídio para outras situações, quando necessário”, explica Léa Oliveira, responsável pelo curso na ETSUS. Essa parte prática do curso acontece no local de trabalho dos próprios ACS, que são acompanhados por um instrutor da ETSUS. A previsão é de que o curso atenda a 1.400 trabalhadores de 14 municípios do estado.

Na tarde do dia 8 de agosto, o ministro da Educação, Fernando Haddad, realizou uma visita à Escola do Amapá, onde teve a oportunidade de observar os ACS em sala de aula,  além de conhecer o espaço da nova sede da Escola, ainda aguardando a chegada dos equipamentos.  Acompanharam o ministro o governador do estado, Antônio Valdez Góes, o secretário de educação, José Adauto Bitencourt, e o gerente de Educação Profissional, Manuel Maia da Costa.

Comentar