Em abril, a Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra (AM) vai começar os cursos Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho, Técnico em Higiene Dental e Técnico em Radiologia, todos voltados à comunidade. Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, a ETSUS disponibilizou 40 vagas para cada curso. De acordo com a direção da Escola, a oferta foi feita a partir de uma pesquisa junto à população, que apontou as áreas de maior procura.
O processo de seleção de alunos foi realizado no dia 2 de março e consistiu em uma prova com questões de português, matemática, biologia e química, com conteúdos do Ensino Médio. “Ficamos muito felizes em perceber a nossa confiabilidade: tivemos uma demanda enorme, mais de mil pessoas vieram fazer a prova. Nosso prédio ficou lotado durante todo o dia”, comemora Nilka Teixeira, secretária acadêmica da ETSUS.
A Escola também ofereceu à comunidade dois outros cursos, que começaram em março e irão se estender até maio. Foram 400 vagas para um curso de informática básica e 120 para o de informática avançada. Para realizar a inscrição, era necessário ter mais de 14 anos e ter concluído a 9ª série. Para estes cursos, foram oferecidas também 40 vagas a funcionários da Fundação de Vigilância Sanitária e 40 a empregados da Secretaria de Saúde.
Comentar