Começou, no dia 26 de janeiro, na Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS/BA), uma seqüência de eventos com o objetivo de ressaltar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS)e aprofundar o conhecimento dos funcionários da ETSUS sobre o tema. Setenta e quatro funcionários da Escola participaram das atividades, divididas em dois ciclos temáticos – o ‘Jorge Sola’, em homenagem ao secretário de saúde do estado, cuja proposta é debater políticas de saúde, e o ‘Izabel dos Santos’, mais focado na formação técnica e na Educação Profissional em Saúde.
No primeiro dia, aconteceu a oficina ‘O que é o SUS?’, na qual os participantes, divididos em grupos, responderam a essa questão principal e a outras, como quais eram a política e o financiamento na área de saúde antes da criação do SUS, quem tinha direito à assistência, como o sistema surgiu e, finalmente, quais foram os avanços alcançados. “Começamos a aula com as perguntas para seguir a metodologia da problematização adotada pela Escola ,na qual a indagação vem antes da fundamentação teórica”, explicou a diretora da ETSUS, Maria José Camarão. As respostas foram apresentadas em forma de dramatizações. “As apresentações foram muito criativas, dinâmicas e divertidas, o que refletiu a motivação e a interação entre os funcionários”, afirmou. A diretora concluiu a oficina coma leitura e exposição do texto ‘A construção do Sistema Único de Saúde’, de Jairnilson Paim, apresentando os conceitos anteriormente discutidos pelos grupos. No final, cada participante foi convidado a dizer uma palavra que traduzisse seu sentimento em relação à oficina. Companheirismo, integração, harmonia, aprendizado, inclusão, início de mudanças, confiança e cidadania foram algumas das expressões citadas.
O segundo evento foi a palestra, no dia 2 de março, sobre ‘O papel da EFTS como Escola do SUS’. Na abertura foram exibidos dois vídeos sobre o atendimento de saúde no Brasil antes e depois da criação do SUS. Em seguida, a coordenadora pedagógica da Escola, Geisa Plácido, deu início ao debate, com a leitura do texto ‘SUS: proposta, projeto e processo em construção’. A discussão subseqüente ficou em torno dos princípios e diretrizes do SUS: descentralização e municipalização, participação social, regionalização, hierarquização, eqüidade, universalidade e integralidade. Novamente em subgrupos, os participantes opinaram sobre como os trabalhadores de saúde de nível médio eram preparados para exercer suas funções antes de a EFTS existir, quando surgiu a necessidade de criação da Escola, se e de que forma ela contribui para o fortalecimento do SUS e como se situa hoje em âmbito nacional.
Na avaliação de Maria José, as duas oficinas foram bastante produtivas e contaram com ampla participação dos técnicos da ETSUS. “Muitos professores vieram me falar que antes se sentiam inseguros para fazer discussões em sala de aula sobre o SUS e que agora estão mais preparados. A Escola, pensando nisso, já disponibilizou todo o material produzido para as oficinas para os professores utilizarem com seus alunos, ou até mesmo fora da EFTS, se precisarem fazer uma palestra, por exemplo”, disse. Os terceiro e quarto encontros já estão programados para os dias 10 e 20 de abril, quando a equipe da Escola discutirá a proposta de mu-dança de prédio, a revisão do seu Projeto Político-pedagógico, o processo de ensino-aprendizado e o currículo integrado. “O nosso objetivo é contar a história da Educação Profissional na Bahia. Para isso, discutiremos o assunto nas oficinas, para reunir material e, mais tarde, escrever um livro”, declarou.
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