destaques

01/02/2007 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Blumenau: 50 anos dedicados à formação de profissionais de saúde

No dia 14 de dezembro, a Escola Técnica de Saúde de Blumenau comemorou seu aniversário de 50 anos. Participaram das atividades cerca de 500 pessoas, dentre elas alunos atuais e já formados, professores, autoridades e todos os profissionais envolvidos nos trabalhos desenvolvidos pela Escola nesse período.

O evento começou às 7h30 da manhã com o show da Banda Municipal de Blumenau e com atividades especiais – como caminhada e alongamento –para os 250 idosos participantes do Programa de Prevenção das Doenças Cardíacas que a Escola desenvolve em três bairros de Blumenau. Ex-alunos do corço de THD, que hoje formam um grupo de teatro e apresentam em escolas peças sobre educação em saúde, também fizeram uma exibição.

Em seguida, foi feita uma retrospectiva dos 50 anos da ETSUS, com mostra de fotos e relato de cursos e trabalhos realizados pelos alunos nesse período. A professora Maria Selma Grosh,da Fundação Universidade Regional de Blumenau, palestrou sobre ‘A importância da pedagogia para a Saúde’. Em sua fala, elogiou a integração ensino-serviço desenvolvida pela Escola e o estímulo dado aos alunos para que se interessem por atividades lúdicas, como dramatizações e teatro. “As mudanças sociais acontecem com maior freqüência e mais facilidade quando os profissionais podem discutir no serviço os assuntos abordados em sala de aula”, disse.

A ETSUS aproveitou a ocasião para realizar a formatura de 203 Agentes Comunitários de Saúde do município de Blumenau, as sete últimas turmas das 26 concluídas em 2006. Os alunos expuseram trabalhos feitos durante o curso e apresentaram uma peça sobre o combate à dengue. O secretário municipal de saúde, Nilton Mota, esteve presente na entrega dos diplomas e parabenizou a instituição pelo aniversário e pela formação dos ACS. Os representantes dos municípios em que houve turmas do curso também compareceram.

Trajetória

Desde a sua criação, em 1956,até 1992, a Escola Técnica de Saúde de Blumenau ofereceu apenas o curso de Auxiliar de Enfermagem. Não é a toa que seu nome só deixou de ser Escola de Auxiliar de Enfermagem de Santa Catarina em abril de 1997, ano em que iniciou o curso de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD).

Em 1998, a Escola elaborou o seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), uma construção coletiva que, além da equipe técnica, contou com a participação de alunos, ex-alunos e profissionais de todos os setores da saúde. “O PPP formaliza o compromisso da ETSUS coma comunidade de Blumenau”, disse Cláudia Lange, diretora da Escola. Segundo ela, o objetivo da ETSUS é qualificar profissionais da saúde e estimular sua participação produtiva na vida social, como cidadão e trabalhador. “Esta instituição de ensino visa formar o indivíduo para exercer a cidadania, desenvolvendo suas potencialidades e levando-o a reconhecer-se como ser histórico-social, reflexivo e ativo”, explicou.

Atualmente, a Escola realiza também os cursos de Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental,  e Técnico em Enfermagem, além de ACS,ACD e THD. Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a instituição atende 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí(AMMVI). Ao todo, 3.124 profissionais já foram formados pela ETSUS. Isso sem contar as capacitações mais rápidas, voltadas para os servidores municipais de saúde de Blumenau, sobre temas diversos, como integração de equipes, ambulatório geral e cuidadores de idosos.

Além de ter completado cinco décadas de trabalho voltado para a formação dos profissionais de saúde, a Escola teve outro motivo importante para comemorar: a assinatura de um convênio com o Ministério da Saúde para o início da construção da sua sede. Hoje, a ETSUS ocupa o segundo andar da Secretaria Municipal de Saúde, mas já esteve anteriormente em outros locais provisórios, como o Sindicato do Comércio e o Hospital Santo Antônio, dos quais precisou sair por causa de enchentes.

Em seu discurso de encerramento do evento, Cláudia falou da importância de a Escola integrar a RET-SUS e anunciou que as obras do novo prédio,que será financiado com recursos do Profae, começarão este ano.

Comentar