destaques

01/04/2006 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Blumenau descentraliza ACD

Ao longo de 2005, a Escola Técnica de Saúde de Blumenau trabalhou na descentralização do curso de Auxiliar de Consultório Dentário, envolvendo 124 alunos, que participaram de 24 encontros concentrados nos municípios de Blumenau, Rio do Sul e São José, além de dispersão e estágio supervisionado em 26 municípios de Santa Catarina. Com 800 horas de duração, o curso é parte do itinerário para o THD.

Segundo a equipe de coordenadoras – Márcia Cristina de Carvalho e Kátia Pintarelli, cirurgiães-dentistas facilitadoras, Náuria Guimarães, pedagoga, e Cláudia Lange, coordenadora geral da ETSUS Blumenau – o curso buscou “a compreensão e a relação entre teoria e prática, trabalhando as contradições entre pensar e fazer e a necessidade de refletir criticamente as questões do trabalho, nos serviços de saúde, contemplando a formação por e para competência”.

A Escola firmou parcerias com os municípios, que forneceram transporte até os espaços de concentração, disponibilizaram o local em que o aluno estava trabalhando como campo de estágio e liberaram do serviço os alunos e dentistas supervisores. Uma semana antes do início de cada turma, a Escola ofereceu uma capacitação pedagógica aos profissionais responsáveis pela supervisão. Durante a capacitação, os grupos discutiram o papel da ETSUS na formação do ACD, as competências dos profissionais da odontologia, as tendências pedagógicas, o processo de aprender-ensinar e a metodologia de avaliação e, mensalmente, aconteceram reuniões técnico-pedagógicas para analisar o desempenho dos auxiliares. “Como cirurgiães-dentistas facilitadoras pudemos presenciar a transformação e crescimento de cada aluno trabalhador não só no lado profissional, mas também no pessoal, melhorando a auto-estima e a segurança. Muitos prestaram concursos públicos nos municípios para se efetivarem no cargo de ACD e os que ainda não haviam terminado o ensino médio procuram finalizá-lo, já que muitos têm o desejo de realizar o curso de THD”, comentou a equipe.

Após a conclusão, a ETSUS avaliou o desempenho dos egressos do curso de ACD junto aos gestores e cirurgiões-dentistas supervisores de cada município. Segundo a Escola, os resultados indicaram maior preparo do ACD no conhecimento teórico para compreensão da prática, na habilidade para o desempenho, em aspectos como qualidade, rapidez, segurança e no comportamento ético do exercício profissional.

Comentar