destaques

15/11/2005 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS da Unimontes monta Estação de Pesquisa da ROREHS

ETSUS da Unimontes monta Estação de Pesquisa da ROREHS

Nesse movimento de valorização dos espaços de pesquisa, a Escola Técnica de Saúde do Centro de Ensino Médio e Fundamental da Unimontes, em Minas Gerais, criou uma Estação de Pesquisa, que se propõe a oferecer dados e informações úteis para ações visando tanto ao ensino profissional quanto à elaboração de políticas públicas. A Estação tem como objetivo realizar estudos e pesquisas sobre a área de educação profissional de nível técnico em saúde no Norte de Minas Gerais, envolvendo as relações de trabalho e as formas de inserção profissional e sobre a trajetória de escolarização dos egressos da Escola.

A Estação de Pesquisa foi implantada em 2003, com recursos do Projeto de Profissionalização de Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), mas só em maio deste ano foi institucionalizada, depois de receber a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPEx). No mês de julho, começou a fazer parte da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ROREHS), rede internacional coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), com o apoio técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A Estação já desenvolveu dois projetos: ‘Perspectiva de Trabalho para Profissionais de Nível Técnico em saúde no Norte de Minas Gerais’ e ‘Impacto do Profae na qualidade dos serviços de saúde: uma avaliação pós-cursos ministrados pela Escola Técnica de saúde do centro de ensino Médio e fundamental da Unimontes’. O projeto ‘Acompanhamento do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde ministrado pela ETSUS’ já está em andamento e o ‘Acompanhamento de egressos’ vai ser executado no decorrer de 2006. Além disso, há planos de se disponibilizarem pesquisas e informações num site. Para que esse e outros projetos sejam colocados em prática, aguarda-se a aprovação do plano diretor da ROREHS, que libera verbas para a implementação das ações.

A perspectiva é ampliar a articulação com as outras Escolas da RET-SUS que pretendem desenvolver ou já desenvolvem pesquisas, inclusive com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, que também sedia uma Estação Observatório dos Técnicos em Saúde. Mais informações sobre a Estação da Escola Técnica da Unimontes podem ser obtidas através do e-mail: estação.pesquisa@unimontes.br

Comentar