destaques

01/09/2006 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Mato Grosso faz aula inaugural do Curso de Agente Comunitário de Saúde

XXX

No dia 11 de setembro, a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso realizou em Cuiabá, por meio da Coordenadoria Técnica de Formação em Saúde, a aula inaugural do curso de Qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde, ministrada por Teresa Ramos, presidente da Confederação Nacional dos ACS. A palestrante falou sobre os direitos e deveres da categoria frente à equipe da saúde, além de citar a importância da Emenda Constitucional nº 51 e da Lei nº 10.507/2002 para a profissão. 

Estiveram presentes no evento, realizado no Centro de Educação e Tecnologia do Senai, a Coordenadora da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde e Coordenadora Geral da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), Ena de Araújo Galvão, a Presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Teresa Ramos, o Secretário Adjunto de Gestão Sistêmica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, Carlos Alberto Capistrano de Pinho, o Diretor geral da ESP/MT, Amaro Pedro de Morais, a Coordenadora da Formação Técnica da ESP/MT, Eliete Saragiotto, o Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá, Olete Ventura, além de outras autoridades locais.

O Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana conta também com 14 turmas descentralizadas, totalizando 766 ACS. Espera–se, até o final deste ano, iniciar a formação de 2.600 ACS em todo o estado. A qualificação tem como slogan “Humanizando e integrando o Agente Comunitário de Saúde na atenção básica”. De acordo com a Eliete Saragiotto, coordenadora de Formação Técnica em Saúde da Escola, o curso é importante para a melhoria das equipes do programa Saúde da Família. “Após a capacitação, esperamos que o agente comunitário tenha se transformado em um profissional crítico e que possa cada vez mais contribuir para a promoção à saúde e elevar a qualidade de vida das pessoas atendidas”, diz.

Comentar