destaques

01/12/2006 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Mato Grosso forma 335 técnicos em Enfermagem

A Escola de Saúde Pública do estado de Mato Grosso (ESP-MT) está, desde outubro, concluindo a formação de 335 técnicos em Enfermagem nos municípios de Alta Floresta, Alto Boa Vista, Barra de Garças, Cuiabá, Rondonópolis, Sapezal e Sinop. Os cursos, que começaram em setembro de 2004, seguem a matriz curricular integrada e o sistema de avaliação por competências, instituídos pela Escola na mesma época. As últimas turmas têm previsão de término para o fim de dezembro.

A matriz curricular permite aos alunos adquirirem conhecimentos de maneira integrada, através do estudo dos sistemas do corpo humano, como o circulatório e o nervoso, em vez de trabalharem cada área – farmacologia, nutrição, anatomia, técnicas em enfermagem, fisiologia – separadamente.

O sistema de avaliação por competências, em processo de implantação na ETSUS, verifica se o profissional cumpre, passo-a-passo, todos os procedimentos necessários à realização de cada habilidade. Segundo Eliete Saragioto, coordenadora dos cursos técnicos da Escola, o objetivo é julgar se o aluno domina ‘os três saberes’. “Nós classificamos os saberes em saber-ser, que é a relação entre o profissional, o paciente e o meio; saber-fazer, que engloba as habilidades técnicas; e o saber, o conhecimento científico na área de atuação. Trata-se de conceitos interdependentes. O bom técnico deve possuir os três saberes, para que o trabalho não seja só mecânico, mas também humanizado”, disse.

Em 2007, a Escola pretende implantar dez novas turmas da Complementação do curso técnico em Enfermagem, para atender a aproximadamente 250 auxiliares em Enfermagem.

Comentar