destaques

06/04/2017 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS-PA inaugura novos cursos em Belém

A Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres (ETSUS-PA) iniciou, na última semana de março, as qualificações para agentes comunitários de saúde e de conselheiros estaduais de saúde e o curso Técnico em Citopatologia. A qualificação para agente comunitário de saúde, iniciado em 27 de março, está organizado em 400 horas e tem duração de cinco meses.  As aulas acontecem, simultaneamente, em 19 municípios, durante uma semana por mês, conforme cronograma articulado com os gestores.

Em parceria com o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), o Técnico em Citopatologia é destinado a profissionais do SUS que atuam na área de Análises Clínicas. Com duração de 24 meses, aproximadamente, e carga horária de 1.740 horas, o curso está estruturado em três módulos e cinco áreas temáticas. As aulas acontecem na sede da ETSUS-PA, em Belém, durante uma semana por mês, em horário integral.

Já, em 29 de março, a escola paraense deu início à segunda turma da Qualificação de Conselheiros Estaduais de Saúde.  A exemplo da primeira experiência, ofertada em 2016, o curso está organizado em 64 horas de aulas teóricas, realizadas durante dois dias por mês. Entre os objetivos da qualificação destaca-se o fortalecimento do controle social no SUS, por meio da qualificação dos participantes, reorientando-os sobre suas competências e atribuições, bem como a ampliação de seus conhecimentos sobre o sistema de saúde. 

Comentar