A Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres realizou, entre 6 de novembro e 11 de dezembro, o ‘I Seminário de Divulgação e Visibilidade da ETSUS Pará’, com o tema ‘O papel da ETSUS/Sespa: limites e possibilidades’. A coordenação-geral foi da socióloga Ana Cláudia Santos, da pedagoga Edivana Ribeiro e da psicóloga Gilce Távora, e a Escola teve a parceria da Secretaria Executiva de Saúde Pública do Pará (Sespa).
O objetivo do seminário é promover a visibilidade da Escola e conhecer as necessidades dos cursos municipais e regionais”, afirma Ana Cláudia. Por isso, a ETSUS percorreu 13 Centros Regionais de Saúde paraenses. Para garantir a representatividade profissional de todos os cursos em fase de abertura, cada município contou, no seminário da sua regional, com um representante dos técnicos de enfermagem, um dos agentes comunitários de saúde e um dos técnicos de higiene dental, além do gestor municipal de saúde.
Em cada regional, a equipe técnica da escola realizou duas palestras: ‘Os novos rumos da educação profissional na saúde’ e ‘O papel da ETSUS/SESPA: limites e possibilidades’. Em seguida, foram realizados debates e oficinas em que se discutiram as demandas de cada município. De acordo com a direção da escola, os resultados das regionais superaram as expectativas, principalmente devido à participação dos técnicos, que se mostraram muito interessados.
Em 14 de janeiro, uma solenidade marcou o encerramento do seminário e o lançamento da logomarca da Escola. O evento foi realizado no Hotel Beira Rio, em Belém, e contou com a presença da diretora da Escola, Elizabeth Siqueira, do médico e doutor em educação Alcindo Ferla, do secretário estadual de saúde, Luiz Guilherme Martins, do representante do Ministério da Saúde, Carlos Spezia, do professor Manuel Ayres e da representante das regionais de saúde, Adélia Amorim. Alcindo Ferla fez uma palestra sobre Educação Permanente em Saúde. Em seguida, a professora Gilce Távora apresentou os resultados obtidos no seminário. De acordo com ela, houve a participação de 88 municípios e foi registrada a demanda de cerca de 17 mil vagas em diversos cursos.
Comentar