destaques

01/11/2006 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Pernambuco conclui primeira etapa do curso de ACS

alunos reunidos na cerimônia de final de curso

A Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco (Etesppe) formou, entre maio e outubro de 2006, 5.861 Agentes Comunitários de Saúde em 95 municípios do estado de Pernambuco. Nos meses de novembro e dezembro, 8.576 alunos dos outros 90 municípios vão concluir o curso e a Escola terá formado todos os ACS do estado.

A escola acompanhou o processo de aprendizagem dos alunos ao longo do curso e avaliou a aplicação do conhecimento recebido em sala de aula na prática do serviço. O objetivo foi verificar as maiores dificuldades que enfrentaram e, a partir daí, melhorar a metodologia de ensino.

O curso, realizado em turmas descentralizadas em todo o estado, segue o Currículo Integrado Ensino-Serviço. A Etesppe adota ainda a pedagogia da problematização, considerada uma forma de “valorizar a abordagem crítica da realidade e a interação entre os estudantes e o objeto de ensino”. “O objetivo desse processo é que o discente tome consciência do seu mundo e aja para transformá-lo, buscando uma sociedade mais digna e o fortalecimento das diretrizes do SUS”, explicou a direção.

 

 

Comentar