destaques

03/06/2015 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS-PI destaca o cotidiano dos ACS em formação técnica

O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS-PI), imbuída da missão de qualificar profissionais do SUS, promoveu, em maio, a apresentação dos projetos de intervenção dos profissionais que participam do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, em Elesbão Veloso, Francinópolis, São Félix e Prata do Piauí. “Coordenar um curso descentralizado remete à ideia de compromisso com todos os sujeitos envolvidos e de responsabilidade de promover a qualidade do ensino”, observou a coordenadora-geral da escola, Francisca Josellia Moreira da Silva.

O evento reuniu os agentes comunitários de saúde dos municípios envolvidos, no auditório da Prefeitura Municipal de Elesbão Veloso, além da secretária de Saúde, Maria Augusta Soares de Macedo, e da secretária de Educação da cidade, Maria Inês do Vale Leal. “Durante todo o processo do curso, que durou em média nove meses, conseguimos observar o envolvimento das duas representantes do município”, revelou Josellia. Segundo ela, a Educação do município concedeu escolas para que os alunos promovessem palestras sobre temas que eram abordados em sala de aula e a Saúde colaborou com recursos financeiros.

Além de Josélia, participaram dessa iniciativa Vera Alice Melo, coordenadora pedagógica do curso, e Nayana Santos Arêa Soares, coordenadora técnica da formação. Para elas, os projetos de intervenção resultaram na percepção da evolução dos alunos quanto ao conhecimento científico. Os trabalhos destacaram o tema da preservação ambiental, por meio de ações juntas à comunidade. 

Comentar