destaques

12/11/2015 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS-PI inicia nova turma com o uso das metodologias ativas

O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS-PI) iniciou, em Teresina, as aulas do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Serão 896 agentes formados por meio das metodologias ativas de aprendizagem. Ou seja, pela elaboração de situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a realidade e a reflexão sobre problemas e soluções.

O início da formação foi marcado por uma dinâmica de apresentação do grupo, seguido pela elaboração de um contrato de convivência, por meio do qual cada docente combinou com seus alunos horários, frequência, modelos de avaliação e uso de celular em aula, e por fim, pela disciplina Princípios e Organização do SUS.

A coordenadora-geral da ETSUS-PI, Josellia Moreira, defende que as metodologias ativas deverão proporcionar ao aluno maior autonomia, transformando-o em agente ativo, critico e reflexivo. Segundo ela, o quadro de docentes está formado por cerca de 60% de instrutores e coordenadores que fizeram parte do Projeto Caminhos do Cuidado. Tratou-se de um processo de formação em saúde mental, com foco em álcool, crack e outras drogas, de agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem, concluído em setembro de 2015. Sob a coordenação do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/Sgtes/MS), o projeto teve como base as metodologias ativas de aprendizado, alcançando a marca de 292.196 alunos formados, com a participação das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS).

Comentar