destaques

25/10/2007 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Piauí forma 884 ACS

ACS recebe diploma em Campo MaiorO Centro Estadual de Educação Profissional de Saúde Monsenhor José Luiz Barboza Cortez (CEEPS/PI) realizou duas oficinas de encerramento do módulo I do curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS). A primeira aconteceu no dia 21 de junho, em Campo Maior, e a segunda, em Parnaíba, foi realizada em 28 de julho. As solenidades contaram com a presença de gestores e coordenadores regionais e secretários municipais de saúde.

Em ambas as oficinas, durante a manhã, reuniram-se gestores, coordenadores e os secretários de saúde dos municípios de cada microrregional, para fazer uma avaliação geral do curso, listar dificuldades e propor soluções. À tarde, a mesma avaliação foi feita pelos alunos, que ainda puderam expor trabalhos de campo feitos em equipes durante o curso. Depois das oficinas, foram entregues os certificados: 332 em Campo Maior e 552 em Parnaíba.

Um dos principais problemas discutidos nas oficinas foi a falta de estrutura física das escolas e a demora no repasse de recursos devido a encargos burocráticos. Os professores ainda se queixaram da dificuldade em trabalhar com turmas heterogêneas, já que há alunos com níveis de instrução muito variados. Eles afirmaram, no entanto, que a própria metodologia do curso, com ênfase na dinâmica e na sensibilização, facilitou o seu trabalho.

Apesar das dificuldades apontadas, a avaliação do curso foi positiva. Os formandos acreditam que agora estão mais conscientes dos seus direitos e deveres e se sentem mais valorizados. Eles também disseram ter adquirido conhecimentos técnicos importantes e aprendido a planejar e organizar melhor o seu trabalho.

Comentar