destaques

01/12/2006 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Roraima discute Pacto de Gestão

A Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima realiza reuniões periódicas para discutir a implantação do Pacto pela Saúde em Roraima e o plano de redividir o estado por regiões de saúde, baseado no Pacto de Gestão, e não mais na Noas (Norma Operacional de Assistência em Saúde). Os encontros acontecem na Secretaria de estado da Saúde e no Conselho Municipal de Saúde, e envolvem 15 gestores municipais da saúde, a gestora estadual, a coordenação de programas estratégicos, diretores de departamentos e a direção da ETSUS. Representantes do Ministério da Saúde e do Conass também participam dos eventos.

Nas reuniões, a comissão de técnicos da ETSUS discute com representantes dos municípios a viabilidade de implantação do Pacto pela Saúde em cada região. “Como os municípios são muito heterogêneos, cada um precisa definir seu termo de compromissos e, depois, cumprir no prazo combinado”, afirmou Patrícia Ludmila, diretora geral da Escola. Os objetivos do evento são, segundo ela, a conscientização sobre o que é o Pacto pela Saúde e a discussão minuciosa dos problemas locais e formas de solucioná-los. “O mais importante é que a implantação do Pacto não seja um processo verticalizado, como aconteceu em outras ocasiões no estado. Ninguém pode aceitar nada sem, primeiramente, entender e discutir do que se trata”, disse.

Os temas mais abordados nas reuniões são a Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde, a qualificação dos profissionais de saúde em conformidade com as necessidades locorregionais e a educação em saúde. A equipe da ETSUS defende o fortalecimento do Pólo de Educação Permanente, o estreitamento dos laços entre essa instância e as Escolas, e a criação, dentro da Secretaria do estado de Saúde, de um departamento próprio que se ocupe do desenvolvimento, vínculo, trabalho e educação na saúde.

Comentar