destaques

01/11/2004 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS se reúnem para compor comitê executivo da Biblioteca Virtual de Educação Profissional em Saúde

Estreitar os laços com os representantes das Escolas Técnicas do SUS de todo o país e, assim, torná-los parceiros na organização e desenvolvimento de dados e referências bibliográficas sobre educação profissional em saúde. Esses foram alguns dos objetivos do 1º Encontro do Comitê Executivo da Biblioteca Virtual de Saúde de Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS),realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de novembro. O evento foi resultado de uma parceria da EPSJV com o Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict/Fiocruz), o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/ MS.

Durante o Encontro, organizado pela Secretaria Técnica da RET-SUS, os participantes, profissionais das ETSUS, visitaram as instalações das Bibliotecas de Manguinhos, da Escola Nacional de Saúde Pública e da EPSJV e conheceram as bibliotecas virtuais geradas nessas unidades. Além disso, foram apresentados aos conceitos e à estrutura de uma BVS pelos palestrantes Miriam Piazza, bibliotecária da Bireme, Sarah Tavares e Regina Cardoso, da BVS-EPS. Os participantes também foram orientados quanto ao conteúdo e aos procedimentos para disponibilizar materiais na base de dados bibliográficos dessa Biblioteca.

A expectativa é que os participantes do evento sejam multiplicadores de informação, difundindo o conhecimento sobre o tema nas Escolas em que trabalham.Segundo Bernadete de Lemos Carvalho, representante da Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco, os materiais fornecidos durante o encontro serão úteis e o apoio à BVS-EPS será recíproco. “Há assuntos variados organizados no site da Biblioteca e poderemos fazer muita pesquisa.E também temos trabalhos de nossos alunos e professores que poderão ser incluídos como in-formações. É uma troca. Nós ajudamos a construir a BVS e, por outro lado, ela nos ajuda”, ressaltou. Para a diretora do Cefor de Pariquera-Açu, Ruth Bundesen, a BVS vai ampliar os horizontes dos alunos e professores das ETSUS.“A biblioteca virtual traz material de qualidade para pesquisa e pode ajudar na qualificação docente. Isso vai mudar a formação técnica do Brasil”, disse.

Para a coordenadora da Secretaria Técnica da RET-SUS,Renata Reis, a BVS é mais uma perspectiva concreta de se trabalhar em rede. “Acho que este encontro reforçou ainda mais os elos e as trocas entre as Escolas.O movimento dessas instituições de se reconhecerem enquanto um elo da RET-SUS é um processo que tem tido avanços a cada dia. Acho que a participação dos profissionais das ETSUS nesse evento tende a reforçar e ampliar essa articulação”, destaca.

Comentar