destaques

14/05/2007 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Tocantins analisará trabalho de THDs no estado

Em abril, a Escola Técnica de Saúde do Tocantins obteve a aprovação de um projeto de pesquisa cujo objetivo é acompanhar a atuação nos serviços dos cem técnicos em higiene dental (THDs) formados em quatro turmas no ano passado. O projeto receberá financiamento de R$ 50 mil do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde, desenvolvido pela primeira vez no estado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins, com o apoio do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo a diretora de integração social da Escola, Maria Aparecida Valentini, o projeto terá duração de um ano, período no qual profissionais da ETSUS vão visitar os 23 municípios do estado onde os ex-alunos THDs trabalham para avaliar como estão desempenhando suas funções. “Queremos ver se eles estão melhorando o atendimento e modificando a realidade das comunidades”, explica. Ela esclarece ainda que a execução da pesquisa permitirá a realização de uma avaliação institucional do papel da ETSUS na transformação do processo de trabalho no sistema de saúde. “Poderemos pensar em propostas de inovações tecnológicas para a melhoria da qualidade do curso de THD e dos serviços oferecidos pela Escola”, acrescenta.

A análise será feita através de entrevistas, baseadas em questionários semiestruturados, com os próprios THDs e com outras pessoas envolvidas no seu processo de trabalho, como gestores, cirurgiões-dentistas, representantes de escolas e creches, e usuários, para saber se perceberam modificações no atendimento. Também será realizada coleta de dados, elaboração de diários de campo e registro fotográfico. “Depois iremos catalogar os dados e divulgá-los”, diz a diretora.

jornal bimensal da ETSUS TocantinsEssa e outras realizações da Escola já poderão ser publicadas no ‘ETSUS Notícias’, o jornal bimensal da Escola Técnica de Saúde do Tocantins. A sua primeira edição, publicada em fevereiro, está disponível no site do governo do estado e foi distribuída às Escolas da RET-SUS, a todas as Secretarias do Tocantins, às unidades de saúde de Palmas, Araguaína e Gurupi, onde ocorrem cursos da Escola, aos 139 secretários municipais do estado, aos conselheiros regionais e às escolas estaduais de ensino médio, responsáveis pelo preenchimento de 15% das vagas da ETSUS. “Essa idéia de fazer um jornal já existia há bastante tempo, mas só agora, com a presença de uma jornalista na Escola, foi possível realizá-la. O objetivo é dar novo dimensionamento e amplitude à ETSUS, através da divulgação do que está sendo feito aqui”, conta Maria Aparecida.

Comentar