No dia 15 de dezembro, a Escola Técnica de Saúde do Tocantins formou 90 alunos, em três turmas do Proformar (Programa de Formação para Agentes Locais de Vigilância em Saúde), nos núcleos de apoio ao docente (NADs) de Porto Nacional e Guaraí. A Escola já havia capacitado outras turmas nos municípios de Palmas, Araguaína e Tocantinópolis, totalizando 240alunos formados entre agosto e dezembro de 2006.
O curso, de 168 horas, foi financiado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e as secretarias estadual e municipais de saúde.
Desde 2004, a ETSUS já ofereceu 19 turmas do Proformar em oito NADs, tendo formado 578 trabalhadores que desenvolvem atividades de campo relacionadas ao controle de doenças e à vigilância em saúde (sanitária, epidemiológica e ambiental). Segundo a presidente da Escola,Yolanda Querido Rocha, o objetivo principal é qualificar e certificar esses profissionais que trabalham em áreas essenciais do SUS.
Os alunos foram avaliados por tutores no trabalho de campo, à distância, e acompanhados no estudo teórico, nos momentos presenciais. “O curso possibilita aos agentes locais de vigilância em saúde realizarem ações de promoção à saúde, baseadas na realidade da comunidade, através da elaboração de diagnósticos sobre as condições de vida da população”, disse a gerente estadual do Proformar, Osmailde Lacerda, na cerimônia de formatura.
Com o objetivo de analisaras atividades desenvolvidas em 2006 e planejar o curso para este ano, a ETSUS realizou, entre os dias 11 e 13 de dezembro, uma oficina de avaliação do programa,que contou com a participação de25 profissionais da área.
Comentar