destaques

28/02/2007 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Tocantins realiza cursos de Brinquedista Hospitalar e de ACD

Nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, a Escola Técnica de Saúde do Tocantins, em parceria com a coordenação de humanização da Secretaria Estadual de Saúde, ofereceu o primeiro módulo do curso de Brinquedista Hospitalar para 25 trabalhadores, representantes de 14 hospitais públicos dos municípios de Palmas, Araguaína, Guaraí, Gurupí, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins e Miranorte.

alunos no curso de brinquedista hospitalarO curso, criado para atender à demanda da lei 11.104, de 21 de março de 2005, que determina a criação de brinquedotecas nos hospitais de atendimento pediátrico, terá duração total de 120 horas. Essa primeira etapa foi de 33 horas e teve como facilitadores Aide Mitie Kuro, do Instituto da Criança (SP), Regina Penha Lucena, da Fundação da Criança (SP), além de colaboradoras da Secretaria de Saúde do Tocantins. Com o objetivo de tornar os profissionais aptos a cuidar e divertir as crianças internadas, foram discutidos conceitos como o perfil e o cotidiano do brinquedista hospitalar, a brinquedoteca como espaço de inclusão social, a organização do trabalho e as necessidades das crianças. Além disso, foram construídos brinquedos e planejadas atividades lúdicas, como contos de história e peças de teatros.

A ETSUS realizou, também em novembro, a capacitação de 30 auxiliares de consultório dentário (ACD) dos municípios de Palmas e Miracema, divididos em três turmas. Os alunos assistiram a 40 horas de aulas, em salas da própria Escola e na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), localizada em Palmas. Os temas mais abordados foram biossegurança, ética e a manipulação de material.

Comentar