destaques

01/10/2004 Versão para impressãoEnviar por email

Fórum discute Educação e Gestão em Saúde

Refletir sobre o papel doprofissional técnico do SUS junto com gestores, alunos eprofissionais da saúde de 60 municípios da região. Esse foi o objetivo do ‘Fórum de Educação e Gestão na Saúde’, promovido pela Escola Técnica de Saúde de Blumenau, no dia 10 de setembro, em comemoração aos seus 45 anos. A mesa foi composta por Selma Lock — médica, mestre e doutora em Engenharia de Produção — e Rigeldo Augusto Lima, representanteda Coordenação de Ações Técnicas do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/SGTES/MS), com mediação de Cristina Calvo, cirurgiã dentista, mestre em Saúde Pública e doutora em Engenharia de Produção.

Para explicar o que é Gestão em Saúde para os 250 participantes do evento, Selma Lock falou sobre a lei orgânica do SUS, traçando um paralelo histórico com o momento atual. Ela ressaltou ainda as dificuldades de financiamento e o que chamou de "esquartejamento" do paciente — si-tuação de municípios pequenos que, muitas vezes, não conseguem oferecer atenção integral e obrigam seus usuários a procurar atendimento fora da sua cidade. Rigeldo Lima desenvolveu o tema ‘Formação Técnica de Nível Médio em Saúde’, chamando atenção para o fato de 60% dos trabalhadores do SUS serem de nível médio. A mediadora, Cristina Calvo, falou sobre a importância e o papel das ETSUS.

Segundo Terezinha Carneiro, diretora da ETSUS de Blumenau, os profissionais técnicos também deram sua contribuição para o debate: "Eles questionaram os participantes da mesa e afirmaram que as ETSUS formam para a interdisciplinaridade, mas que os profissionais de nível superior que compõem as equipes não estão preparados para isso".

No encerramento do fórum foram apresentados trabalhos das três turmas do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde(Proformar) na Escola.

Comentar