destaques

17/04/2014 Versão para impressãoEnviar por email

Inaugurada nova sede da ETSUS Roraima

A Escola Técnica de Saúde do SUS de Roraima (ETSUS-RR) inaugurou, em 3 de abril, sua nova sede, no município de Boa Vista. A solenidade contou com a presença do governador do estado de Roraima, José de Anchieta Júnior, e do coordenador–geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Deges/Sgtes), Aldiney Doreto, que anunciou a proposta de transformação da instituição em Escola de Saúde Pública, além do vice-governador, Chico Rodrigues, secretários de saúde, servidores do estado e alunos da escola.

De acordo com a diretora-geral, Tânia Soares de Souza, a inauguração era esperada por alunos e professores, ávidos por um espaço mais amplo que oferecesse mais qualidade ao ensino da saúde. Nesse contexto, ela destacou o apoio dado pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A nova sede fortalece a atuação da escola no estado, reforçando sua missão de contribuir de forma efetiva para a melhoria do sistema de saúde. A ETSUS-RR conta, agora, com uma estrutura moderna dividida em sete salas de aula, laboratórios de Enfermagem, Nutrição, Informática, Bioquímica, Saúde Bucal e Farmácia, auditório para 220 pessoas, cantina, biblioteca e uma ampla área de convivência.

 Experiências exitosas

Criada em 2004, a ETSUS-RR, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, já qualificou mais de 2.500 profissionais para o SUS. Em 2006, a escola destacou-se pelos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde e em Saúde Bucal. Neste ano de 2014, estão sendo executadas três turmas do curso Técnico em Hemoterapia, com carga horária de 1.500 horas — que deverão concluir a formação no primeiro semestre de 2015 —, além do Projeto Caminhos do Cuidado para a formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica. Esta iniciativa é fruto de articulação com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenadores do projeto junto com o Ministério da Saúde.

Em 21 de março, a escola também realizou a formatura de duas turmas do curso Técnico em Saúde Bucal. O evento, promovido no Auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), da Universidade Federal de Roraima, abarcou a capital e outros 15 municípios do estado, totalizando 80 profissionais. “Formar um educando em técnico em saúde bucal é uma grande responsabilidade social”, observou o diretor do Centro de Saúde da Universidade Federal de Roraima, Alexander Sibajev. “O curso é de grande importância não só para os profissionais, mas também para a sociedade roraimense que, a partir de agora, contará com profissionais preparados”, acrescentou Tânia.

O curso Técnico em Saúde Bucal, com carga horária de 1.500 horas, foi fruto de convênio com o Ministério da Saúde e contrapartida do governo do estado, através da Secretaria Estadual de Saúde. Em 2013, a ETSUS-RR já havia concluído seis turmas do mesmo curso — três na capital e três no interior.

Comentar