destaques

16/10/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Integralidade é destaque de curso técnico da EMS

A Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS), por meio de suas unidades regionais Leste I e II, promoveu o seminário de conclusão do módulo 1 de duas turmas do curso Técnico em Vigilância em Saúde, que trata de saúde, políticas públicas e SUS. O evento, realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro em Guaianases, no dia 9 de outubro, teve como foco o conceito de integralidade em saúde.

Sob o tema As práticas da saúde e o SUS: construindo alicerces para transformar, os alunos da EMS Regional Leste I apresentaram trabalhos sobre temas abordados em sala de aula, como fundamentos do SUS, importância da água para o homem e situação hídrica do planeta.

Já os alunos da Regional Leste II, sob o tema A vigilância em Saúde e o desafio da integralidade na área de abrangência da EMS Regional Leste II, apresentaram atividades com fantoches, dramatização em formato de programa de TV e jogral, por meio das quais abordaram temas tratados no curso como segurança, transporte e saúde, contribuindo para consolidar o conceito de integralidade.

Para Regina Helena Sanches, da equipe técnica da Divisão de Educação da EMS e coordenadora do curso técnico, o trabalho superou as expectativas, o que dá mais força de vontade de continuar na aplicação de cada novo módulo. “Nós percebemos o crescimento de cada profissional pelas apresentações do trabalho. Estamos modificando o dia a dia de todos, não só de quem está fazendo o curso, mas também das pessoas nos territórios”, observou.

A coordenadora do curso pela Coordenação de Vigilância em Saúde do município, Ana Marisa Perondi, fez a mesma avaliação, reconhecendo a necessidade de uma formação extensa, capaz de cobrir todos os aspetos da Vigilância em Saúde. “O município de São Paulo é muito grande. Por isso, tivemos que abranger todos os aspectos da saúde, o que tornou o curso extremamente técnico e extenso. Mas eu não me arrependo de ter escolhido cada conteúdo para os módulos. Esse trabalho me deixou impactada”, concluiu. 

Comentar