Cerca de 800 pessoas assistiram à colação de grau dos 314 agentes comunitários de saúde (ACS) das regiões centro-sul, noroeste, oeste e Barreiro de Belo Horizonte, formados pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). A cerimônia foi realizada em 30 de abril, no Centro de Convenção Minas Centro, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Helvécio Miranda. De acordo com ele, a parceria entre a Escola e a prefeitura fortalece a política de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). "A ESP-MG é um patrimônio da saúde pública para o Estado. Nossa parceria é um marco importante para a caminhada rumo à qualificação do SUS em Belo Horizonte, e essa iniciativa é de extrema qualidade, pois é realizada de acordo com a realidade da saúde do nosso município", disse Helvécio.
Durante a cerimônia, o vice-diretor da ETSUS, Henrique Badaró, falou sobre o papel da Escola no processo de ensino-aprendizagem e sobre os desafios da formação. "Apostamos na construção coletiva e participativa do conhecimento, o que é um grande desafio para a educação voltada para o serviço público de qualidade", afirmou.
Para Alexandre Maximiliano, agente da regional centro-sul, o curso foi importante para unir a prática profissional ao conhecimento teórico. “Antes, realizávamos nossas atividades sem compreender o processo. Agora, entendemos o nosso trabalho. Isso nos traz grande reconhecimento, tanto por parte dos outros profissionais de saúde como também dos usuários que visitamos todos os dias”, afirma.
Comentar