destaques

01/10/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Novas turmas de ACS em São Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo trabalha em pleno vapor na formação do ACS. Já estão em atividade 99 turmas de agentes – nos municípios de Araraquara, Assis, Franco da Rocha, Osasco e São Paulo – e, até o fim do mês de outubro, a intenção é ampliar esse número. Incluindo o Centro Formador de Pariquera-Açu,o estado passará a ter 166 turmas,com 3.480 alunos, cerca de 240 docentes e 70 coordenadores pedagógicos. A carga horária total da capacitação é de 450 horas, sendo 250 de conteúdos teóricos, distribuídos em oito horas por semana, além de 200 horas práticas, com aulas ministradas pelas equipes do PSF que atuam nas regiões atendidas pelo programa.

Enquanto os novos agentes são preparados, acontece também a formação continuada dos instrutores.As atividades começaram em julho de 2005 e vão prosseguir até dezembro de 2006, através de oficinas, grupos de estudos e debates via internet. Nas etapas estão sendo abordados tanto conteúdos técnicos quanto pedagógicos.

Até março do ano que vem, a Secretaria Estadual de Saúde tem como projeto contemplar também o Vale do Paraíba com a formação do ACS para que haja, até junho de 2006, 418 turmas, com 12.547 agentes em todo o estado.

Comentar