destaques

25/06/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Novos auxiliares em saúde bucal são formados pelo CEP-Saúde

O Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás (CEP-Saúde), concluiu, em 12 de junho, o curso de Auxiliar em Saúde Bucal, realizado no município de Itumbiara, mas que envolveu os municípios de Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Gouverlândia, Inaciolândia e Panamá. A turma da Regional de Saúde Sul encerrou com a formatura de 18 profissionais.

Participaram da solenidade de conclusão, além de familiares, amigos e professores, os secretários municipais de Saúde de Itumbiara e Bom Jesus, Adriano Martins Lopes e Valdivino Silvestre — paraninfo e patrono da turma, respectivamente —, a coordenadora da Regional de Saúde Sul, Regina Alves dos Santos, a presidente da Associação Brasileira de Odontologia — seção Itumbiara —, Ruth Barbaresco, a coordenadora estadual da Comissão de Integração Ensino Serviço (Cies), Edylamar Borges de Jesus e Souza, a coordenadora regional do curso, Mágda Maria da Silva Júlio, e Mauro Rubem de Menezes Jonas, representando a escola.

O curso foi iniciado em agosto de 2014, com uma carga horária de 740 horas de aula — das quais cem horas foram dedicadas ao estágio supervisionado —, por meio de recursos do Ministério da Saúde e o apoio das secretarias municipais de Saúde da região. Foi a primeira das dez turmas em execução no estado a concluir a formação. Ao todo, a escola soma 235 alunos em curso, nas cidades de Campos Belos, Ceres, Ipamerí, Iporá, Jataí, Luziânia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos e Trindade, oriundos de 43 municípios goianos. Vinculado à Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, o CEP-Saúde espera com a qualificação contribuir com a redução dos altos níveis de prevalência de cárie, doença periodontal e perda do dente, identificados na pesquisa nacional SB Brasil 2010. 

Comentar