Lideranças de saúde de acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do estado de Minas Gerais participaram, nos dias 3 e 4 de junho, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), da segunda das três etapas presenciais da Oficina de Educação Popular em Saúde Mental. A ação é desenvolvida pelo Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) da ESP-MG, em parceria com a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e com o MST de Minas Gerais, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e cuidados em saúde mental.
A primeira etapa da formação aconteceu em novembro de 2012, seguida de oficinas locais e regionais nas diversas regiões do estado, e a terceira etapa presencial acontece em julho de 2013. Este será o momento de integração entre os profissionais do SUS e as lideranças do MST, visando à construção de estratégias compartilhadas de cuidado, prevenção e promoção da saúde mental no âmbito dos territórios envolvidos no projeto.
As três etapas devem subsidiar a elaboração de uma cartilha, que apresentará uma linha de cuidados em saúde mental, envolvendo as práticas dos assentamentos e acampamentos e das redes do SUS.
Comentar