Desde maio de 2007 os pesquisadores da Escola Pública de Saúde de Minas Gerais vêm realizando, com recursos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Departamento de Gestão da Educação na Saúde (SGTES/DEGES), uma pesquisa para avaliar seu curso Técnico em Higiene Dental. De acordo como superintendente de pesquisa da ESP, Onofre Marques, a Escola quer verificar se o curso atinge seus objetivos, que mudanças traz à vida dos alunos e o que pode ser melhorado.
A primeira parte do projeto já foi concluída. “Foi um estudo qualitativo, feito a partir da aplicação de um questionário semi-aberto a uma amostragem de 10 a 15% dos técnicos de cada turma já formada a partir de 2004, além de docentes e coordenadores locais. Essa etapa foi realizada em diferentes cidades e, para realizá-la, contamos com a ajuda de alguns egressos do curso para fazer as entrevistas. Eles passaram por aulas de capacitação na Escola e por uma oficina-piloto para então fazer o trabalho de campo”, conta Onofre. A segunda parte, qualitativa, será realizada na própria Escola, com entrevistas coletivas em grupos focais.
Ainda que a pesquisa não tenha sido concluída, os resultados preliminares já estão levando a mudanças. “Passamos esses resultados para a superintendência de educação para que a Escola estude as alterações necessárias. Já temos 25 novas turmas previstas para começar no fim de fevereiro e estamos correndo para que algumas alterações já possam ser aproveitadas por essas turmas”. De acordo com Onofre, o maior problema apontado até agora foi na forma de comunicação: muitos egressos dizem que tiveram problemas para entender o que foi exposto durante o curso, tanto nos livros quanto nas aulas expositivas. “Nós não esperávamos isso, já que todos os alunos têm o Ensino Médio completo. Concluímos que se trata de um problema da Educação Básica no Brasil, mas essa realidade nós não podemos mudar. Então, vamos adaptar nosso material e o esquema das aulas. Nossos livros, por exemplo, enfatizam as explicações teóricas, sem dar muitos exemplos práticos. Agora, pretendemos partir sempre da prática para fazer entender a teoria”, explica.
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