destaques

01/05/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Plano de Investimento fortalece ETSUS

As Escolas Técnicas do SUS estão sendo modernizadas. O Projeto de Investimento para fortalecimento e modernização das ETSUS já beneficiou sete das 37 Escolas de todo o Brasil e está em vias de contemplar mais duas.O investimento tem como propósito viabilizar a aquisição de laboratórios para práticas de ensino e de informática e a modernização tecnológica em informação, comunicação e didática. Tudo isso para proporcionar condições mais adequadas à formação técnica em saúde e à educação permanente para o segmento de trabalhadores técnicos.

Os Projetos são apoiados pelo Ministério da Saúde com financiamento do Profae que, por sua vez, possui 50%de seus recursos orçamentários provenientes de fonte do Tesouro Nacional e a outra metade de fonte externa, do BID.A execução dos projetos se dá de forma centralizada pelo Ministério, no que diz respeito às aquisições de equipamentos,e de forma descentralizada, através de repasses diretos para as Secretarias Estaduais/Municipais, para o financia-mento das atividades da Escola.

Para que as Escolas recebam o investimento de R$ 500 mil, elas devem atender a alguns critérios pré-estabelecidos, entre eles, ter o ato de sua criação já publicado, possuir projeto político pedagógico e regimento escolar aprovado e credenciado pelo Conselho Estadual de Educação e contar com uma equipe diretiva e técnica nomeada e atuante. Isso feito, um consultor do Ministério da Saúde visita a ETSUS para elaborar, de forma coletiva com o corpo técnico, seu projeto de modernização. Em um próximo passo, uma carta de adesão assinada pelo responsável do órgão mantenedor da Escola é enviada ao Ministério para aprovação.

A Escola Técnica Enfermeira Francisca Saavedra, do Amazonas, que recebeu em abril a visita do consultor de investimentos para a área de Escolas Técnicas Carlos Spezia já teve seu plano aprovado pelo Ministério da Saúde.“Precisei de apenas alguns dias para ver que a Escola funciona em excelentes condições. Da administração à estrutura e do quadro técnico aos recursos humanos”, elogiou Spezia. O dinheiro investido nessa Escola será utilizado na compra de livros para a biblioteca, aquisição de veículos, modernização de programas de software e projetos de pós-graduação e especialização de trabalhadores. Outras ETSUS que também já foram beneficiadas são as do Sergipe,Acre, Roraima, Maranhão, Tocantins e Rondônia. O projeto da Escola do Pará já está em processo de viabilização e a ETSUS do Piauí receberá a consultoria nos dias 15, 16 e 17 de maio.

De acordo com Spezia, os resultados imediatos pretendidos pela modernização são a ampliação do acesso dos trabalhadores à educação permanente e o crescimento da oferta de ações educativas de acordo com as demandas reais do setor, assim como a melhoria da infra-estrutura educacional das ETSUS nos aspectos físicos, técnicos e pedagógicos. Ainda segundo ele, num âmbito maior, o investimento também traria resultados tais como a qualificação dos trabalhadores para responder à acelerada incorporação tecnológica nos serviços de saúde da atenção básica, especializada e hospitalar, o que ampliaria a qualidade das ações ofertadas à população”.

Comentar