destaques

15/03/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Primeiras turmas de ACS no Ceará

Ceará

No Ceará, 196 turmas de técnicos de agentes comunitários de saúde começam a ter aula já em março.A proposta que agora será implementada foi montada por profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará e da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, de Sobral e discutida com os secretários de saúde,com os coordenadores de saúde da família e com representantes dos ACS e todos os municípios. Só então o projeto foi encaminhado, pactuado e aceito nos quatro pólos de educação permanente do estado.

Além de promover esse debate amplo, a Escola de Saúde Pública do Ceará também aplicou o atual plano de curso — metodologia e conteúdo— em 105 ACS, divididos em tre turmas experimentais, do município de Tauá. A Escola vai trabalhar comum número base de 30 ACS por turma,todos integrantes da mesma equipe de saúde da família, para facilitar a integração. Ao todo, serão montadas411 turmas em 184 municípios, formando 11.816 profissionais.

Cada fase do curso consistirá em uma semana de aulas presenciais e três de prática profissional. Para ajudar o professor, a Escola desenvolveu um manual de apoio pedagógico para cada fase do curso e um CD de músicas para serem utilizadas nas aulas. Os alunos receberão textos de apoio.

Comentar