destaques

10/05/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Projeto de Extensão no Rio de Janeiro

Projeto de Extensão no rio de Janeiro

Por meio de uma parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Federação Nacional de Seguros (Fenaseg), a Escola Técnica de Saúde Izabel dos Santos (ETIS) começou, no dia 12 de maio, a oferecer os cursos de auxiliar de enfermagem e auxiliar de consultório dentário na Cidade de Deus, favela localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

 A idéia do curso surgiu no Comitê da Cidade de Deus, quando a Fenaseg realizou uma pesquisa na comunidade para saber qual era a área em que as pessoas gostariam de trabalhar e a enfermagem foi apontada como preferência das mulheres que moram no local.

Duas ex-alunas da ETIS participam do Comitê da Cidade de Deus e apontaram a Escola como o melhor caminho para que o curso de auxiliar de enfermagem fosse desenvolvido. Os recursos para a realização das aulas foram disponibilizados por convênio que a Escola mantém com o Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (Cepesq), da Uerj.

Inicialmente procurada para realizar o curso de auxiliar de enfermagem, a ETSUS propôs a qualificação profissional também na área de odontologia, com o curso de auxiliar em consultório dentário.

As aulas estão acontecendo em uma escola municipal da Cidade de Deus. No início de maio, a Escola realizou a capacitação pedagógica dos oito professores do município que vão trabalhar com as turmas. Desses professores, os que são da área de enfermagem já haviam trabalhado com a ETSUS em outros projetos, já os professores ligados à área de odontologia foram indicados pela Coordenação de Odontologia do Município do Rio de Janeiro.

Para se candidatar a uma das vagas de auxiliar de enfermagem, era necessário possuir o seguinte perfil: ser da comunidade e já ter trabalhado na área da saúde, ser mulher chefe de família ou jovem de 18 a 25 anos. O curso de ACD não pré-definia nenhum perfil, mas a procura foi de jovens entre 18 de 30 anos. Para as duas áreas, era necessário realizar uma prova de conhecimentos gerais que englobava português, matemática e ciências, além de uma redação. Cento e oitenta pessoas se inscreveram para o ACD e outras 180 para auxiliar de enfermagem,  embora tenham sido oferecidas apenas 40 vagas para cada curso.

O estágio supervisionado vai ser feito na Rede Municipal de Saúde, em hospitais e centros municipais da zona oeste do Rio de Janeiro. As aulas vão acontecer todos os dias e a carga horária semanal é de 20 horas.

O curso de Auxiliar de Enfermagem terá duração até o dia 30 de abril de 2006 e o ACD tem previsão de término para 30 de janeiro do ano que vem.

Comentar