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25/09/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Projeto de pesquisa da Etsal sobre metodologia da problematização em foco

O Comitê de Ética da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas aprovou, neste mês de setembro, o Projeto de Pesquisa Partilhando aprendizagem à luz da metodologia da problematização, do professor Eliezel Alves dos Anjos, da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal). O objetivo do trabalho é promover o compartilhamento das experiências de ensino-aprendizagem, tendo como base a metodologia da problematização com a aplicação do Arco de Charles Maguerez — este pautado em cinco etapas, que acontecem a partir da realidade social: a observação da realidade, os pontos-chaves, a teorização, as hipóteses de solução e a aplicação à realidade.

O projeto pretende, também, possibilitar aos educandos a concepção da práxis que contribuirá para a constituição gradativa de sua autonomia, promover no educando o protagonismo de seu processo de aprendizagem, com base no conhecimento e na realização das etapas e características da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, desenvolver, mediante os cursos técnicos ofertados, a vivência do caminho metodológico de pesquisa, conhecer o comportamento dos educandos dos cursos técnico-profissionalizantes da Etsal, a partir do estímulo do processo de ensino-aprendizagem na trajetória de sua formação, e acompanhar a participação dos educandos no engajamento da proposta de compartilhamento das suas experiências de ensino-aprendizagem nesse contexto.

Eliezel explica que o propósito é buscar alternativas para a construção de programas de ensino que apresentem sintonia com os modelos de organização da atenção à saúde ao mesmo tempo em que privilegia o desenvolvimento da capacidade de intervenção crítica e criativa da escola na rede de serviços do SUS e no processo ensino-aprendizagem. “Pressupõe-se que, se os educandos receberem estímulo do processo de ensino-aprendizagem na trajetória de sua formação, quando do ensejo para compartilhamento de suas experiências com base na concepção da metodologia da problematização, aplicando o Arco de Charles Maguerez , como caminho metodológico de pesquisa, haverá demonstração do protagonismo de seu processo de aprendizagem, sob diversos matizes de expressão”, revela o professor.

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