destaques

15/11/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Revista discute educação e saúde no mundo globalizado

Revista discute educação e saúde no mundo globalizado

Foi lançado, neste segundo semestre, o sexto número da revista científica ‘Trabalho, Educação e Saúde’, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Um dos temas desta edição, representado em mais de um trabalho, são as conseqüências da expansão do capitalismo global e do neoliberalismo para a saúde e a educação.

Há ainda artigos sobre a formação dos enfermeiros nos últimos anos, o desenvolvimento docente na área da saúde e um relato de experiência sobre o Programa de Saúde da Família. Outro texto analisa o surgimento e a trajetória da Organização Mundial de Saúde.

O decreto 5154, assinado este ano pelo presidente Lula, que permite a rearticulação entre ensino médio e técnico é tema de outro artigo, que trata da importância da educação politécnica nos campos teórico, político e pedagógico.

O entrevistado dessa edição é Emir Sader, professor e doutor em ciência políticas da USP, que fala, dentre outras coisas, sobre a importância dos movimentos sociais, o esgotamento teórico do neoliberalismo e a atual situação geopolítica da América Latina.

Para ter mais informações, ler os textos pela Internet ou assinar a revista, basta acessar o site http://www.revista.epsjv.fiocruz.br.

Comentar