destaques

23/06/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Saúde mental e saúde do idoso em destaque no Cetas

Com foco nas demandas locais de formação de profissionais que já atuam nos serviços de saúde e na estruturação da Rede de Atenção Psicossocial, o Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde (Cetas), com sede em Porto Velho (RO), realizou no município de Pimenta Bueno, entre novembro de 2015 e abril de 2016, o curso de Qualificação em Saúde Mental. Foram 26 agentes comunitários de saúde capacitados por meio desta atividade com carga horária de 200 horas, distribuídas entre teoria (180 horas) e dispersão supervisionada (20 horas).

Coordenadora do curso, a professora Cristina Alcoforado observa que a formação dos trabalhadores implica importante estratégia para a melhoria dos serviços prestados às pessoas com transtornos mentais, além de oportuniza a troca de experiências e conhecimentos e ampliar a visão sobre o tema da saúde mental. O mesmo reflete a diretora do Cetas, Angelita Mendes, para quem o curso também contribui para que os agentes comunitários de saúde consigam identificar possíveis situações de risco e demandar os centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Em Monte Negro, como segunda área focal, a escola formou 26 profissionais em saúde do idoso, entre agentes comunitários de saúde e técnicos em enfermagem, por meio da Qualificação em Cuidador do Idoso. O curso vem ao encontro das diretrizes estabelecidas no Pacto pela Vida de 2006 e da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, trazendo uma visão ampliada sobre a saúde dessa população e o processo de envelhecimento. Angelita ressalta que a proposta tratou dos aspectos relativos à saúde física e às capacidades cognitiva, afetiva, social e funcional da população idosa.

Comentar